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quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A crítica das convicções

O fundamentalismo islâmico que está a recrudescer de forma tão violenta e tão inusitada (quem é que estava à espera de uma coisa assim? Talvez os mais avisados sobre estas questões, mas não o comum das pessoas) coloca, obviamente, muitas críticas e muitas perplexidades:
- Por que é que estamos a assistir a isto, depois de tanta racionalidade, de tantos universais reconhecidos (Declaração Universal dos Direitos Humanos, Tratados Internacionais, Protocolos adicionais…)?
Haverá muitas perspectivas de análise, mas, desde logo, é possível dizer que esses grupos extremistas não reconhecem nem os direitos humanos, nem o direito internacional…, radicalizam tudo na religião que não questionam.
- Por que é que islâmicos moderados aderem à ideologia extremista e passam a carrascos dos próprios vizinhos e conhecidos, com quem até há pouco dividiam um quotidiano pacífico?
Na verdade, passar de moderado a extremista é a mesma lógica, se radicalizamos numa ideologia, só isso interessa.
- De onde lhes vem o dinheiro para se armarem até ao ponto a que estamos a assistir?
Não se sabe, haverá meandros subterrâneos, mas uma coisa é certa ou a diplomacia internacional arranja maneira de não confundir interesses com valores e traça linhas vermelhas claras ou o trágico a que assistimos perdurará por muito tempo.
- O que leva jovens que não nasceram nessas culturas, nessas tradições, a converterem-se a elas e a serem tanto ou até mais extremistas que os outros?
A adesão de jovens ocidentais mostra, por um lado, a ausência de convicções próprias, não colocam nada em confronto, aderem de forma não reflectida, não mediada; por outro, mostra que há falhas nos sistemas educativos das sociedades em que vivem e supostamente foram educados, não estão preparados para pensar pela própria cabeça.
Um dos grandes desígnios da educação, em geral, tem de ser o de dar ferramentas para aprendermos a viver com os outros num mundo global. Claro que se pode dizer que nem tudo cabe à escola. Certamente, mas cada um faça o que tem de fazer.


                                                                                          

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A senhora x

Onde iria parar? não é primeira vez nem será a última, como dominar aquela ansiedade, aquele quase desequilíbrio emocional, que cada vez mais a põe num estado incapaz de se relacionar com alguém. Podia fugir de todos, fechar a porta, a televisão, tomar um comprido e dormir, mas, mesmo assim,: como fugir de si própria?


terça-feira, 9 de setembro de 2014

O jovem argentino que vinha do festival da Idanha

- Já é Lisboa?
- Não, é Santarém
- Falta muito para Lisboa?
- Mais ou menos 100km. Nunca veio a Lisboa?
- Não, não conheço.
Assim começou um diálogo muito interessante, até à estação do Oriente, com o jovem sentado a meu lado que vinha do festival da Idanha, que entendi ser de correntes alternativas de vida.
É claro nele um estilo de vida alternativo, mas há uma delicadeza nos gestos e um sorriso e uma gargalhada que criam empatia e proximidade.
Contesta a sociedade contemporânea, as suas instituições e os seus sistemas económicos e políticos; fala-me de liberdade, de paz, de justiça, de amor, da comunhão com a natureza…
Interesso-me. Quantas vezes já ouvi e li sobre utopias? Muitas.
Mas esta é uma utopia que tem um desprendimento e uma distância encantatórias;  não parece existir urgência, é a crença de que a mudança é inevitável, pela tomada de consciência de que não podemos seguir como estamos.
Fala-me da namorada espanhola que ainda não conseguiu fazer a opção e como compreende isso.  
Tento ver se há uma racionalidade ou apenas uma crença inconsequente. Tem um discurso estruturado, convicto, é culto, tem um curso superior, é professor, trabalhou num banco…, ou seja, não é um marginalizado, mesmo que tenha escolhido como tantos outros viver numa margem que acredita possa ser um caminho futuro. Fiquei curiosa, estou tão instalada na minha vidinha que não deixo que me surpreendam com facilidade, e este jovem conseguiu.
Um abraço para ele, lá onde estiver organizando ou participando em mais um festival.

                                                     


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O público e o privado, a propósito de Judite Sousa


Talvez, não tenha razão e a jornalista nada tenha feito para este alarido. Mas, parece-me despropositado o modo como voltou, tanta publicidade, tanto anúncio, tantas chamadas de atenção do canal de televisão onde trabalha, tanto ganho de audiências, tanto comentário…; mas, também, tanta capa de revista…
Este aparente marcar pontos é o quê? Foi ela que instrumentalizou a estação ou foi a estação que a instrumentalizou a ela? Foi ela que usou as revistas ou foram as revistas que a usaram a ela? Ou a palavra instrumentalizar é verdadeiramente despropositada?
Haverá respostas em diferentes sentidos, e muitas formas de ver a questão, mas ao que não podemos fugir é à referência de que há sempre um confronto de princípios e de interesses, entre um dever ser e algo que interessa que seja. Foi assim, é assim, e quase nunca ganham os princípios.
O espaço público é onde a autonomia é condicionada por regras, instituições, relações sociais normalizadas; enquanto, o espaço privado é onde somos verdadeiramente livres de escolher agir conforme o nosso sentido de bem e de felicidade, onde cada um decide como quer viver.
Portanto, se é muito ténue a linha entre público e privado, no caso de figuras mediáticas e socialmente relevantes, neste caso, a linha é clara: o modo como vive o luto pela morte do filho é algo absolutamente privado, a não ser que a própria decida que assim não é.



sábado, 30 de agosto de 2014

A morte chegou

Já aqui escrevi sobre ele. Sobre a sua degradação física, o seu olhar perdido e doente.
Acabaram de o encontrar morto em casa, sozinho, sem ninguém.
Mas, afinal, a sua solidão era igual à de muitos outros que morrem sós, nos lares, nos hospitais ou em suas casas. Tinha filhos, dizem-me que um deles tinha estado cá há pouco tempo.
Mas, a sua tormenta não acaba hoje, mesmo parecendo que acabou. Dadas as circunstâncias, vieram as autoridades e foi levado  para a medicina legal, na Covilhã, para ser autopsiado.
É assim. Quem tomará conta dele, do enterro?.
Certamente, virão os filhos, se não a misericórdia ou outra instituição fará o seu melhor.
Sinto a sua morte e recordo a sua vida de jovem adolescente que foi para França, ainda, muito  novo, para fugir à guerra de África e à miséria em que aqui se vivia. Por lá, viveu dias felizes e maus, é certo que não se pode dizer as pedras no seu caminho tenham sido poucas. 


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A decapitação do jornalista americano

Pensávamos que já tínhamos visto tudo, a maior barbárie, a maior brutalidade, a maior instrumentalização do humano..., mas a violência  humana "apura" os seus instintos de malvadez e de humilhação. O vídeo difundido pelos jihadistas mostra tudo isto e o choque que provocou é bem compreensível. Como se poderá actuar com estes fanáticos?  

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Incompreensão do mundo

Agosto avança. Muitos estão de férias, enquanto outros, em vários lugares do mundo, fogem das balas, dos bombardeamentos, das perseguições politicas, religiosas… A incompreensão pelo que se passa é cada vez maior. Parece que uma qualquer catástrofe humana se abateu sobre nós e apagou todas as referências, já não temos quadros, grelhas, categorias de análise e de resolução fundamentadas; o direito internacional é letra morta e os direitos humanos uma coisa a mais que não é necessário respeitar. Que eu sinta isso, não faz qualquer diferença, mas que políticos, analistas influentes, os grandes do mundo, se reúnam em Berlim, para discutir a crise na Ucrânia, se reúnam no Cairo, para resolver o problema israelo-palestiniano, se reúnam no conselho permanente da ONU e nada pareça verdadeiramente resultar, não é normal.
As Nações Unidas são ultrapassadas e desrespeitadas nas suas resoluções, a União Europeia, a mesma coisa, quase não nos damos conta das declarações que faz.
O que fica? Noticiários cheios de guerra, populações em fuga, campos de refugiados, campos de treino com jovens alucinados mais ou menos perdidos, movimentações políticas irrelevantes que não saem do impasse… Isto não deveria ser possível, depois de tantas declarações, tratados, convenções… Retrocedemos séculos ou talvez estejamos, como sempre, no mesmo sítio: o da miserável violência humana, só muda o machado.