Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A “Declaração de Lisboa sobre Equidade Educativa, Julho de 2015” – algumas notas

Do 8º Congresso de Apoio Educacional Inclusivo, que teve lugar em Lisboa, de 26 a 29 de Julho de 2015, saiu uma declaração de princípios sobre a equidade educativa: http://isec2015lisbon-pt.weebly.com/declaraccedilatildeo-de-lisboa-sobre-equidade-educativa.html. Desta declaração, dois pontos parecem fundamentais: a educação inclusiva tem de ser equitativa; a inclusão tem de ser de qualidade, procurando o sucesso de todos os alunos.
Em relação ao primeiro ponto, a equidade educativa não parece controversa, justifica-se pelo direito universal à educação, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948: artº. 26º). Daqui, decorre a obrigação de uma educação para todos que só será possível se os sistemas educativos forem capazes de criar as condições necessárias à igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso de todos os alunos.
A Lei de Bases do Sistema Educativo (1986: art. 2º,2) garante a igualdade de oportunidades, considerando que ninguém pode ser prejudicado, por ter nascido nesta ou naquela família, ambiente social ou lugar geográfico e com estas ou aquelas capacidades. Existem, para tal, apoios diferenciados (económicos, sociais, educativos...) que devem responder, durante todo o processo educativo, às necessidades particulares de cada aluno.
São apontadas três razões para justificar a educação inclusiva: uma educacional, uma vez que a educação conjunta de todas as crianças, criando soluções individualizadas conforme as necessidades de cada uma, beneficia a todas; uma social, uma vez que a educação inclusiva tornará a sociedade menos discriminatória, mais justa e mais participativa; e uma económica, uma vez que um sistema inclusivo é menos dispendioso.
Em nosso entender, esta última razão parece discutível, pois, não temos como certo que um sistema inclusivo, com base na equidade educativa, seja mais barato. Na verdade, a necessidade de conhecimentos e de competências específicas, para uma adequada diferenciação, supõe estruturas de organização, de formação e de cooperação, entre os diferentes profissionais e as diferentes instituições, dentro e fora do sistema – parcerias e protocolos com as áreas da saúde, da segurança, do desporto, do ambiente, das empresas..., - que não pode deixar de envolver avultadas verbas.
Em relação à qualidade da educação inclusiva, ao referir-se o apoio à declaração de Incheon “Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos” e ao considerar-se a valorização das diferenças e a abertura à comunidade, “onde a aprendizagem com sucesso seja possível para todas as nossas crianças e jovens”, coloca-se a tónica na importância dos contextos sociais e culturais – aspeto que nos parece decisivo para uma integração educativa efetiva.
Este acento na qualidade é, de algum modo, o reconhecimento de que são muitas as dificuldades e de que é necessário que os sistemas inclusivos e equitativos façam tudo o que for possível para elevar os níveis de exigência e de credibilização das propostas diferenciadas que oferecem. Investir na qualidade, é seguramente o maior desafio, pela complexidade de todos os aspetos envolvidos, sendo certo que os objetivos da inclusão não têm só a ver com a empregabilidade dos jovens integrados, mas igualmente com a sua autoestima, a sua capacidade de relação e de participação sociais – aspeto que não parece possível de pôr em causa.


Sem comentários: