Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Discurso final de Charles Chaplin no filme "O grande Ditador” - Parte 2

- "Soldados não vos entregueis a esses homens brutos que vos desprezam e vos tratam como escravos; homens que governam as vossas vidas, decidem os vossos actos e os vossos pensamentos; domesticam-vos, tratam-vos como animais e utilizam-vos como carne para canhão. Não vos coloqueis nas mãos desses homens anti naturais, desses homens máquinas, com coração de máquinas.
Vós não sois máquinas! Não sois animais! Sois homens! Levais o amor e a humanidade nos vossos corações. Não odieis. Só os que não são amados odeiam. Os que não são amados e os anormais... soldados não combatais pela escravatura, combatei pela liberdade.
No capítulo 17 do Evangelho segundo São Lucas lê-se: “O reino de Deus está no próprio homem”, não num único homem, não num único grupo de homens, mas em todos os homens e vós, vós, sois o povo, tendes o poder para criar máquinas, o poder para criar a felicidade. Vós, o povo, tendes o poder para criar a vida livre e esplêndida ... para fazer dessa vida uma radiante aventura.
Então, em nome da democracia, utilizemos esse poder... Unamos-nos todos, lutemos por um mundo novo, um mundo limpo que ofereça a todos a possibilidade de trabalhar, que dê à juventude um futuro e  que proteja os velhos da miséria".

Sem comentários: