Grande parte dos sistemas educativos, desde logo, os da União Europeia, mas também em todas as sociedades democráticas, plurais e livres, têm nas suas Leis de Base da Educação intenções gerais onde se refere a formação ética e moral dos alunos, muitas vezes, mais no enfoque da cidadania, valores democráticos, justiça e solidariedade social.
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sexta-feira, 29 de outubro de 2021
sábado, 23 de outubro de 2021
Um mal extremo, quase banal
Quando se tentou pensar, sobre o que se passou nos campos nazis, de como tinha sido possível aquele extermínio, surgiu a noção de banalidade do mal: um mal que ninguém questiona, ninguém denuncia, visto e vivido como algo normal.
Temo
que um dia qualquer, o mal se volte a banalizar, mesmo na Europa. Pois, não pode ser banal um político
britânico ser morto, há pouco mais de uma semana, por um radical islâmico, numa
igreja metodista, quando reunia com os seus eleitores. Não pode ser banal um
jovem de 19 anos ser morto, num ajuste de contas, por outros de gangues rivais, como aconteceu, há
poucos dias, no metro das Laranjeiras, em Lisboa.
Uns,
estão dispostos a tudo por radicalismo religioso; outros, por um vazio de
sentimentos e de referências igualmente perturbador. Todos, como se a vida
humana não tivesse qualquer valor.
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Diferentes culturas da sociedade portuguesa
Em Portugal, estiveram, desde sempre, os ciganos. Mas, a seguir ao 25 de abril de 1974 e à descolonização, a diversidade cultural ganha outra expressão, com a vinda de comunidades de origem africana das ex-colónias: Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. Nas décadas seguintes, até hoje, continuam a vir migrantes africanos, mas sobretudo brasileiros (a maior comunidade de migrantes, nos últimos vinte anos) da Europa de Leste e de vários países asiáticos (chineses, paquistaneses, nepaleses, indianos…). Persistem problemas de integração variados, apesar de politicas ativas de integração.
quarta-feira, 13 de outubro de 2021
Onde não há o que distribuir...
Não podemos falar de direitos, em sociedades onde não há para distribuir, onde há desequilíbrios de tal ordem que em vez de respostas, criam-se impasses, maiores e novos problemas.
Por isso, casos como os acesso gratuito a consultas, mas impossibilidade económica de comprar a medicação receitada, escolas gratuitas, mas incapacidade de comprar os livros, cadernos, sapatos ou uniforme escolar..., não servem de muito. Tem de existir um mínimo garantido.
domingo, 10 de outubro de 2021
Educação: contra os radicalismos
Para mim é cada vez mais claro, que só há uma saída para os radicalismos: a educação, o conhecimento.
Sem capacidade de pensarem de forma reflexiva e crítica, o que muitos radicalismos culturais proíbem ou nem sequer possuem, como no exemplo gritante dos talibãs, no Afeganistão, torna-se impossível dialogar com eles.
Ao imporem quase um analfabetismo generalizado, sobretudo às mulheres, mas também a eles próprios, tornam-se incapazes de apresentar e discutir argumentos (obviamente, do ponto de vista racional, que os diferentes interlocutores possam entender); tornam-se incapazes de perceber o atoleiro de irracionalidades em que estão.
quarta-feira, 6 de outubro de 2021
Abuso de menores na igreja francesa
São tão assustadores e tão trágicos os dados do relatório independente, feito em França, sobre os abusos sexuais na igreja francesa, nos últimos 70 anos, que não consigo escrever nada sobre o assunto. Republico um texto que escrevi sobre o tema depois de ver o filme:
Os meninos de São Judas
(publicado em 28/9/2012)
sexta-feira, 1 de outubro de 2021
Responsabilidade, justiça e direitos do outro homem, em Lévinas
Divulgo um artigo meu sobre Lévinas, que saiu em agosto numa revista brasileira,
RESPONSABILIDADE, JUSTIÇA E DIREITOS DO OUTRO ...