Pesquisar neste blogue

domingo, 31 de janeiro de 2021

Lá longe...num tempo e lugar (6)

 Guerra colonial (1961-1974)

A guerra não foi uma coisa pequena, muitos morreram e outros ficaram com sequelas físicas e psicológicas Por todos as cidades de distrito, e até em alguns concelhos, há monumentos aos heróis da guerra do ultramar e organizações de apoio aos antigos combatentes. Conheço um senhor de quase 70 anos que me disse já muitas vezes: 

- Ás vezes, é como se ainda estivesse na Guiné. Ninguém, sabe o que me vai na alma, preso a comprimidos, a vida toda. Já passei por várias fases, o álcool, a decadência mais absoluta …

O stress pós-traumático não é uma invenção. São milhares a sofrê-lo, juntamente com as suas famílias. Ninguém estava preparado para o que se passou a seguir. 

Portugal foi o último país a descolonizar, bem depois da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), das Nações Unidas e de todos os países europeus (Bélgica, Holanda, França, Grã-Bretanha...) terem dado a independência às suas colónias. O ditador português e seus bajuladores continuavam, com a cegueira habitual, sem olhar a realidade.


Sem comentários: