Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ainda sobre o véu islâmico


Embora, a dignidade tenha a ver com o modo como cada um se vê e se estima a si mesmo e também com o modo como deseja ser visto e estimado pelos outros


. Quando dizemos: “Sou isto e não aquilo que os outros querem que eu seja, determino o meu viver pelos meus valores, as minhas crenças e os meus sentimentos – a minha liberdade, o respeito por mim e pelos outros, a minha religião, a minha cultura…, descobrimos que a dignidade é o nosso valor intrínseco, é o que faz de nós a pessoa que somos.
A dignidade não tem preço, porque não tem equivalente. E por isso não podemos, nós próprios, pô-la em causa ou deixar que outros a ponham. Não podemos suspenda-la, feri-la, maltratá-la, negociá-la, trocá-la…, nem deixar que outros o façam. É tão importante que viver como ser humano é viver de forma digna. Se perderes a estima por ti e pelos teus valores, se perdes o respeito pelo outro, se não vires nele um semelhante, não és um ser digno de ti.

Sem comentários: