Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de abril de 2025

A morte do Papa Francisco

Morreu alguém muito importante para o mundo atual, pelo que dizia, pelo que denunciava e fazia. O “Todos, todos, todos” do Papa convoca-nos a um compromisso de responsabilidade e de ação, pessoal e social, com todos os outros, sejam quem forem! É um programa religioso, ético e devia também ser político: os que têm o poder de mandar, deviam ser obrigados a entender-se a favor da paz e da justiça

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Ataque a Sumy, Ucrânia

No domingo passado, quando muitos ucranianos se dirigiam para a igreja para celebrar a festa dos Ramos, dois mísseis russos atingem a cidade e matam, até ao momento, 35 pessoas e ferem 119, algumas ainda em estado grave. É assim, sem qualquer tipo de piedade, que Putin e os seus lacaios atuam. Aos americanos, dizem que foi um erro. Mas, como foi um erro, se o ministro dos negócios estrangeiros russo e o porta-voz do Kremlin já tinham dito que o ataque visava uma reunião clandestina de comandantes ucranianos e europeus e que não existiu! Foi barbárie pura e simples. À beira de Putin, todos são aprendizes!

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Tagore

Rabindranath Tagore (1861-1941), poeta indiano, prémio Nobel da literatura em 1913, escreve sobre a cultura e a paz universais, a partir do concreto, apelando ao infinito que povoa a mais simples das coisas ou das situações. Deixo um dos seus aforismos: "Se de noite chorares pelo sol, não verás as estrelas" ( in " Coração da Primavera, p.130). ... se cada um pudesse dar valor e desfrutar do que tem, rentabilizando ao máximo aquilo de que pode dispor, talvez entendesse que há sempre alternativas.