Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 5 de março de 2010

Leandro, vítima de Bullying

Leandro tinha doze anos e frequentava a EB23 Luciano Cordeiro, em Mirandela. Morreu há dias nas águas frias do Tua, sem que o seu corpo tenha ainda sido resgatado. Vítima de violência continuada por parte de colegas, talvez tivesse pensado que a solução fosse aquele trágico final. Atirou-se ao rio, sob o olhar impotente do irmão e dum primo.
Somos todos culpados, disso não há nenhuma dúvida. Os responsáveis da escola, os professores, os auxiliares, a associação de pais, os alunos … nada viram ou ouviram ou se viram e ouviram ignoraram. Não há registos de violência, tudo normal, tudo calmo. Hipocrisia pura, quando se sabe o que se passa em muitas escolas.
É demais, assim, não. Ninguém olhou com olhos de ver, ninguém escutou, ninguém fez nada. Leandro morreu, e quantos mais morrerão ainda? Assistimos a um fenómeno crescente que parece fora de controlo. O argumento de que estes casos acontecem em todos os lados, não serve. Não pode servir! Estou à espera de ver a escola, a DREN e o Ministério falarem.

Sem comentários: